

Deus criou o mundo e Rockefeller o organizou.
Quem te viu quem te vê, EUA!
*
Estava na Deutsche Welle quando apareceu Obama discursando em Berlim, e na sequência aparecia o cartaz feito para ele que conclamava os alemães a vê-lo discursar. Infelizmente não o encontrei na rede, mas lembrou-me muito o 'merchandising' nazista. Não, não estou dizendo que ele tem um quê nazi-fascista, até nem poderia, porque o cara é um mix racial que prega o política e universalmente correto, mas o cara que bolou a arte...hummm..aí tem inconsciente coletivo, ah se tem!
*
E a Itália, heim? Me chamem de fascista se quiserem agora mas eu estou de acordo com o mafioso Berlusconi (ele parece um casanova destrambelhado que pinta o cabelo) que está a cada dia fechando mais e mais o cerco aos imigrantes ilegais. Tá certo que quem foge de guerras civis, como o caso de Somália e Eritréia deveria ter uma recepção mais humanitária, mas porque a Itália, que está quebrada tem que fazer isso? Mandem pros chatos dos alemães ou suíços, que se acham o umbigo do mundo e tem pilas sobrando, oras! Adendo: quem chega pela guerra, eu perdôo, mas quem chega pela preguiça de trabalhar no país de origem, achando que lavar roupa e limpar privada pode só porque está num outro país, bem, não pode.
Porque estas pessoas não se dignam a fazer isso em seus países de origem?
Preferem passar necessidade, humilhações e o risco de uma deportação...
*
Sabá existiu mesmo, cacilda! Descobriram os restos do palácio da rainha embaixo do de um rei cristão. Hummm... Neste palácio existia um altar onde teria sido colocada a Arca da Aliança.
Com esta e o judaísmo, chegou á Etiópia o culto de Sothis, que até 600dc teria sido praticado pelos descendentes dela. E mais uma vez, aqui vem a questão da estrela Sirius, pois todos o cultos e prédios deveriam ser orientados para este corpo celeste, como forma de homenagem.
*
Outra que eu gostei de saber esta semana: um tradutor identificou Homero como um escriba grego a serviço de soberanos assírios, descobrindo em sua epopéia motivos, personagens e episódios do Gilgamesh, porque segundo ele a Ilíada tem uma construção elaborada demais para ser considerada uma obra transmitida oralmente através dos séculos, até terem surgidos os primeiros registros escritos.
Isso passou pela minha cabeça de leitora - quando você viaja na Ilíada, você percebe que estruturalmente ela não poderia ter sido costurada com narrativas daqui e dali, o autor único, como um escritor atual, existiu nela, criou a obra... Não sou especialista, infelizmente, mas concordo com ele sim.
E outra: o enredo da Ilíada remeteria a acontecimentos históricos ocorridos por volta de 700 a.C. na Cilícia, e isso explicaria por que teria se passado tanto tempo, quase meio milênio, entre a Guerra de Tróia e os primeiros registros escritos da epopéia homérica. O palco da Ilíada é a Grécia, mas – segundo a teoria – o cenário histórico e geográfico das descrições homéricas ficaria mais para o leste, uma estreita faixa ao longo do Mediterrâneo habitada no século 7º a.C. por povos orientais e usada por colonos gregos como ponto de partida para expedições no interior do continente.
Interessantíssimo, pois muda muitas estórias e histórias nossas...
*
Aí eu pergunto para os meus caracóis: é sempre a lei do eterno retorno de Campbell...
Mas afinal, quem foi que veio antes, o ovo ou a galinha??? Quem foi o primeiro mito?
Eu teeenho que saber!!!
Saberei, nem que leve a vida (doce) inteira de leituras sobre isso.
*
Ahhhh, prazeres do saber!!!





